O Coletivo Inverso surgiu a partir de uma série de trabalhos individuais e coletivos realizados por Neno del Castillo e Sonia Salcedo, a partir do final da década de 1990. Já naquele período, mesmo sem uma reflexão prévia, essas criações lançavam questionamentos acerca do espaço, do tempo e da memória. Por meio de recursos formais e conceituais, os artistas exploravam a interface entre a visualidade e a cena, desenvolvendo obras que dialogavam com as noções de museu e monumento.
Sonia Salcedo — Curadora, artista e investigadora, é pós-doutorada pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi curadora do CeAV/Funarte e é atualmente docente na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro). Assinou e participou em diversas exposições no Brasil e no exterior, destacando-se pela sua atuação no campo da poesia expandida, que explora o objeto, a fotografia, a videoarte, as instalações e a performance. É autora de vários textos e dos livros Cenário da Arquitetura da Arte, Arte de Expor e Da Visualidade à Cena.
Neno del Castillo — Artista, curador e doutor em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o setor de Artes Plásticas da Funar-te. Participou de diversas mostras de videoarte e performances, tem obras integradas na coleção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/ /RJ). Foi autor da capa da revista LÁPIZ n.º 221. Apresentou trabalhos em instituições e galerias como A Gentil Carioca (Rio de Janeiro), Galeria Nara Roesler (São Paulo), Paço Imperial (Rio de Janeiro), Caelum Gallery (Nova Iorque), Centro Cultural São Paulo, Museum of Installation (Londres) e Johnny The Second (Colónia). Participou ainda do Festival du Film sur l’Art, em Lausanne, e editou livros de artista e desenhos no Studio T, em Nova Iorque.