
Como aprendemos na infância, no jogo do sério não podemos sorrir, pestanejar ou sequer desviar o olhar. Tudo isto é motivo para a penalização fatal: a derrota. Quando dois corpos se encaram no Jogo do Sério, é por demais evidente a tensão que se cria entre ambos. Não há lugar para cedências.
Neste projeto curatorial, propôs-se à comunidade a sugestão de um ou mais objetos que pudessem ser parceiros de jogo da obra exposta.
Para este oitavo momento, de 3 de novembro a 21 de dezembro, procurou-se um parceiro para a obra Hold, de Vera Mota.
O Jogo do Sério #8 contará, assim, com uma obra proposta por Tatyana Cristina. A relação entre Forca e Hold pareceu, ao júri, a mais apropriada tendo em conta o pressuposto curatorial, não obstante a qualidade das diversas propostas enviadas.
INFORMAÇÃO:
Na sequência do mau tempo registado na noite de 28 de janeiro de 2025, os vidros do equipamento MUSEU, integrado na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), sofreram danos. Por esse motivo, a instalação encontra-se encerrada por tempo indeterminado, de modo a permitir a reparação desta ocorrência.
Este período de encerramento será igualmente aproveitado para intervir em alguns aspetos relacionados com a conservação do edifício, já identificados e em fase de acompanhamento, garantindo assim a preservação e a integridade da obra a longo prazo.
À data do incidente, o equipamento encontrava-se ocupado com o Jogo do Sério #8, um projeto com curadoria de Daniel Madeira, que apresentava obras de Vera Mota e Tatyana Cristina.
O equipamento MUSEU, enquanto projeto de arte pública, foi criado pelo artista português Francisco Tropa em 2001 e construído em 2015 no âmbito do Anozero – Bienal de Coimbra, uma organização do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Município de Coimbra e Universidade de Coimbra.
Organização
CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Curadoria
Daniel Madeira
Coordenação de Produção
Daniel Madeira
Lisiane Mutti
Produção executiva
Daniel Alves da Silva
Fernando Oliveira
Assistência à produção
Ivone Antunes
Comunicação
Isabel Campante
Assistência à comunicação
Daniel Alves da Silva
Fernando Oliveira
Montagem
Jorge das Neves (coordenação)
Marco Graça
Fernando Oliveira
Design Gráfico
Alexandra Oliveira
João Bicker
Texto
Daniel Madeira
Revisão
Carina Correia