Tatyana Cristina (Lisboa, 2001) é artista visual, licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2023. Atualmente, vive e trabalha em Lisboa. O seu trabalho desenvolve-se através de uma prática multidisciplinar, que combina diferentes meios e processos experimentais para explorar pensamentos recorrentes e fragmentos da experiência quotidiana.
A sua abordagem parte frequentemente da justaposição entre o íntimo e o coletivo, o acaso e a construção, transformando inquietações pessoais em composições visuais e espaciais que desafiam uma leitura linear. Objetos que coleciona, imagens de arquivo e elementos do quotidiano surgem como matéria-prima para a criação de narrativas fragmentadas, abertas à interpretação.
Cada obra é uma investigação sobre identidade, memória e a forma como o corpo — físico ou simbólico — ocupa e transforma o espaço. Através de estratégias visuais e performativas, a artista propõe experiências sensíveis que interpelam o olhar do espectador e o convidam a entrar num diálogo ativo com o trabalho.